Artigos

Como montar um serviço de Reforço Escolar - Mercado

Como montar um serviço de Reforço Escolar - Mercado

2017-03-10

Reforço Escolar apoia-se em propor uma abordagem diferenciada do indivíduo diante da educação convencional, interagindo de forma mais autônoma e estratégica.

Mercado

O mundo moderno exige dos indivíduos, além de conhecimento amplo sobre uma infinidade de assuntos, uma constante expansão de horizontes, capacidade de reaprender para acompanhar o dinamismo cotidiano e permanente relação com outros indivíduos, vencendo barreira internas e externas para o seu sucesso. Essa consciência emana de ideais já consolidados, porém forma poucas as práticas nessa linha de pensamento.

Reforço Escolar apoia-se em propor uma abordagem diferenciada do indivíduo diante da educação convencional, interagindo de forma mais autônoma e estratégica, de modo a desenvolver a consciência de seu papel social e das necessidades essenciais para seu sucesso pessoal e profissional. A definição do negócio resume-se em: “Auxiliar o indivíduo a desenvolver as competências que o permitam exercer a sua autonomia acadêmica, pessoal e profissional”.

Em virtude de deficiências estruturais do sistema educacional brasileiro esta é uma atividade com um amplo mercado de trabalho. Segundo dados divulgados pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), com base em pesquisa realizada em 2002, a taxa de repetência (considerada um dos principais indicadores de qualidade na educação em todo mundo), de primeira a quarta série no Brasil chega a 21%, índice considerado alto. Para a UNESCO, a repetência reflete "condições insatisfatórias de ensino e de aprendizagem".

De acordo com a pesquisa, o Brasil precisará contratar 396,3 mil docentes para a educação básica até 2015. Embora este número represente a necessidade de professores para integrarem a rede oficial de ensino, ele também serve para ilustrar a dimensão do mercado de trabalho para os profissionais que desejam trabalhar com educação no país, incluindo a prestação do serviço de reforço escolar.

Fonte: SEBRAE.
Próximo artigo: Localização.

 

Comentários